Vamos sentar à mesa com empresas de aplicativo; temos empresário invisível Por Estadão Conteúdo

© Reuters. Lula: Vamos sentar à mesa com empresas de aplicativo; temos empresário invisível O candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira, 15, que, em um eventual governo, vai “sentar” à mesa com empresas de aplicativos para que os trabalhadores conheçam algoritmos e decidam suas formas de trabalho. Segundo […]

Vamos sentar à mesa com empresas de aplicativo; temos empresário invisível Por Estadão Conteúdo



© Reuters. Lula: Vamos sentar à mesa com empresas de aplicativo; temos empresário invisível

O candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira, 15, que, em um eventual governo, vai “sentar” à mesa com empresas de aplicativos para que os trabalhadores conheçam algoritmos e decidam suas formas de trabalho. Segundo o ex-presidente, hoje “temos um empresário invisível”. “Nós vamos aprender com a Espanha como a gente faz para que essa gente possa ter o mínimo de seguridade social, o mínimo de direito. Inclusive sentar na mesa com as empresas de aplicativo para que os trabalhadores conheçam os algoritmos e eles possam decidir como que vai ser o trabalho dele”, afirmou em entrevista aos jornalistas em Montes Claros (MG).
“Hoje temos um empresário invisível, ninguém sabe quem é, ninguém sabe quem são. E nós fomos aprender com quem já fez. Espanha já fez acordo, tem outros países europeus fazendo acordo”, emendou. Lula voltou a dizer que se reuniu com o governo espanhol para entender como gerar emprego junto a empresas de aplicativo e garantir direitos trabalhistas. “Lá também as pessoas que entregam coisas, que trabalham com Uber (NYSE:) (BVMF:), as pessoas pensam que são empreendedores individuais, mas as pessoas não têm nenhum direito, não tem seguridade social”, disse. O ex-presidente também afirmou que vai discutir regras trabalhistas, mas sem “voltar ao passado”. “A gente quer adequar a realidade da relação de trabalho e capital ao século XXI”, emendou.



Matéria Origial

Relacionados