MG autoriza presença de todos os alunos nas escolas do Estado – Notícias

O Governo de Minas Gerais liberou, nesta sexta-feira (8), o retorno de todos os alunos às aulas presenciais nas escolas da rede estadual. A decisão foi tomada após o Centro de Operações de Emergência de Saúde observar melhora nos dados da pandemia no Estado. O novo decreto prevê que […]

MG autoriza presença de todos os alunos nas escolas do Estado – Notícias






O Governo de Minas Gerais liberou, nesta sexta-feira (8), o retorno de todos os alunos às aulas presenciais nas escolas da rede estadual. A decisão foi tomada após o Centro de Operações de Emergência de Saúde observar melhora nos dados da pandemia no Estado.

O novo decreto prevê que as escolas poderão comportar a capacidade máxima de estudantes e equipes, desde que respeitado o distanciamento de 0,9 metro entre os alunos. Até então, os colégios só poderiam permitir 50% do público.

O distanciamento mínimo nos refeitórios, que eram de 1,5 metro, também passam para 0,90. Outra flexibilização acontece com a autorização para uso compartilhado de objetos eletrônicos “desde que respeitadas as orientações de higiene e proteção”. Os livros da biblioteca também poderão ser emprestados normalmente. O uso de máscara segue obrigatório.

“É importante destacar que o modelo de ensino híbrido irá continuar com a alternância de uma semana de atividades presenciais na escola e uma semana remota, nas escolas da rede estadual. Sendo assim, nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno ao ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto para garantir a continuidade dos estudos”, pontua a Secretaria Estadual de Educação.

Escolas abertas

Apesar da liberação feita pela SEE (Secretaria Estadual de Educação), a decisão final sobre a abertura das escolas cabe à cada prefeitura. Assim, nem todas as cidades mineiras estão recebendo os estudantes presencialmente ainda.

Um levantamento da SEE indica que hoje Minas Gerais tem 2.706 escolas estaduais abertas, em 569 das 853 cidades. Aproximadamente 1,2 milhão de alunos estudam nestas unidades.

“Ressaltamos que todas as macrorregiões do estado estão na onda verde do Plano Minas Consciente, o que permite o retorno em todos os municípios que não apresentam decretos impeditivos para todas as etapas e níveis de ensino. No entanto, 283 municípios possuem decretos publicados, proibindo a abertura das escolas estaduais”, destaca a pasta.

O novo protocolo para abertura das escolas estaduais de Minas Gerais está disponível neste link.



Matéria Origial