Australiana do rúgbi ofende rainha Elizabeth 2ª e é suspensa – Esportes

A morte da rainha Elizabeth 2ª, na última quinta-feira (8), gerou divisão de opiniões sobre o legado e a trajetória da monarca. Um desses casos é o da atleta australiana Caitlin Moran, de origens indígenas, que celebrou a morte da rainha e a chamou de “cadela burra”. A manifestação, feita nas […]

Australiana do rúgbi ofende rainha Elizabeth 2ª e é suspensa – Esportes




A morte da rainha Elizabeth 2ª, na última quinta-feira (8), gerou divisão de opiniões sobre o legado e a trajetória da monarca. Um desses casos é o da atleta australiana Caitlin Moran, de origens indígenas, que celebrou a morte da rainha e a chamou de “cadela burra”.

A manifestação, feita nas redes sociais da atleta, foi apagada após oito horas, mas esteve no ar tempo suficiente para que causasse prejuízos à jogadora. A liga nacional de rúgbi da Austrália (NRL) suspendeu a atleta. Foi o primeiro caso de uma punição extracampo dada pela organização da competição.



Apesar de ser um país independente, a Austrália faz parte da Comunidade Britânica. Consequentemente, Elizabeth 2ª foi chefe de Estado e monarca da nação da Oceania por 70 anos. Por ter suas raízes ligadas aos povos originários da Austrália, Caitlin era contra a figura e a liderança da rainha — marcada pelo colonialismo e imperialismo em seu país durante o século 20.

“Hoje é um p*** bom dia, tio Luke [Luke Coombs, cantor americano de country] anuncia sua turnê e essa cadela burra morre. P*** sexta-feira feliz”, postou a jogadora em suas redes sociais. Antes de ter sua punição anunciada pela liga, Caitlin jogou no fim de semana, na derrota do seu time, o Newcastle Knights, para o Sydney Roosters.



“A liga de rúgbi é um jogo inclusivo e tem um relacionamento forte e orgulhoso com muitas comunidades. Independentemente de quaisquer opiniões pessoais, todos os jogadores e oficiais devem aderir aos padrões profissionais esperados deles, e, nesta ocasião, os comentários públicos feitos pela jogadora causaram danos ao jogo”, afirmou a organização da competição em nota.

Técnico do Newcastle, Ronald Griffiths saiu em defesa de sua jogadora. “A relação entre os povos indígenas e a monarquia é complicada. Se Caitlin fez algo, será investigado pela Unidade de Integridade e trabalharemos no processo.” A liga decidiu suspender a atleta por uma partida, dar uma multa de 25% sobre seu salário e submetê-la a um treinamento para uso adequado das redes sociais.

Multicampeão no kart e estrela na Europa; conheça Felipe Drugovich, vencedor da Fórmula 2



Matéria Origial

Relacionados